quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dicas para começar a elaborar seu currículo por Renata Marucci

Montar um currículo não significa simplesmente gastar alguns minutos para inserir todas as informações sobre sua vida profissional no computador. O currículo mostra o tipo de profissional que você é. Por isso deve ter informações precisas e coerentes para que o selecionador não se perca no meio da leitura.
O objetivo é claro: colocar seu nome na lista dos candidatos que têm chance de ser selecionados. O segredo é ficar atento e fazer com que cada linha do seu currículo funcione como um convite para que o selecionador leia a informação seguinte.
Como um selecionador experiente não demora mais do que 30 segundos para identificar os pontos fortes e os pontos fracos de um currículo, é bom prestar muita atenção na redação, organização, apresentação e objetivos para não cometer nenhum deslize.
Confira as dicas que o Empregos.com.br preparou para você:
1. Antes de tudo, reserve tempo para preparar o currículo - não pense que para ficar bom ele pode ser feito em alguns minutos.
2. Tenha em mãos todos os dados necessários, como datas de início e saída de empregos anteriores, informações acadêmicas, cursos e eventos em que participou - isso torna a organização de idéia mais fácil e auxilia a sua memória.
3. T enha em mente qual é seu objetivo com esse currículo - atirar para todos os lados não dá resultado nenhum, portanto direcione as informações para a área e o tipo de empresa em que você pretende trabalhar.
4. Procure escrever numa linguagem clara. Revise várias vezes para evitar erros de português - isso mostra domínio da comunicação e habilidade de escrita.
5. Evite o uso de linguagem ou termos muito formais - o excesso pode ofuscar detalhes importantes.
6. Procure dar destaque somente a dados pessoais e profissionais importantes e de relevância para o cargo que está pretendendo - isso mostra sua capacidade de discernimento.
7. Pesquise o mercado de trabalho na área em que pretende atuar para se atualizar sobre salários, exigências e novidades. Assim você poderá se preparar para oferecer sempre em seu currículo a resposta aos requisitos solicitados pelos empregadores.

É muito difícil saber qual é o formato ideal de currículo. Às vezes, achamos que o nosso está ótimo, claro e objetivo, mas o selecionador acaba escolhendo os de outros profissionais.
Uma das vantagens do currículo na internet é exatamente eliminar diferenças, fazendo com que o conteúdo profissional tenha mais importância do que qualquer item - apresentação, disposição dos dados, etc. Além disso, as empresas conseguem procurar mais facilmente o profissional que desejam, porque os mecanismos e filtros de busca agilizam o processo.
Pensando em tudo isso, o Empregos.com.br desenvolveu um modelo de currículo padrão, planejado para que os empregadores tenham todas as informações necessárias e encontrem você, candidato, o mais rápido possível. Desta forma, seu perfil chega a milhares de empresas em uma única vez, de forma organizada.
Toda essa facilidade não significa que os cuidados na elaboração do currículo digital podem ser dispensados. Em primeiro lugar, porque você é você, uma pessoa especial que tem um perfil único. Além disso, porque você tem vários recursos para valorizar suas vantagens profissionais e diferenciar seu currículo dos demais.
Para auxiliar você a ter um currículo completo, adequado e, principalmente, valorizado, elaboramos um modelo, com um levantamento completo do impacto e importância de cada campo, de acordo com o ponto-de-vista dos próprios selecionadores.
Use e abuse da internet, pois ela é uma grande aliada na busca por emprego. Aprenda a elaborar seu currículo eficiente no Empregos.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário