quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Veja dicas de como procurar emprego enquanto ainda está empregado

Muitas são as razões para que o profissional busque uma nova colocação no mercado de trabalho. Mas como fazer isso estando empregado e sem infringir regras de etiqueta com o atual empregador?

Segundo Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos, quem está nessa situação precisa tomar cuidado e ser discreto ou arranhará sua reputação.

“Recebo currículos e questionamentos enviados de endereços corporativos. É no mínimo deselegante e mostra que o profissional não presta atenção aos detalhes, um ponto contra antes mesmo de estabelecer um contato com a consultoria. Espera-se que esses profissionais atentem para essa situação e cuidem de sua imagem corporativa, comenta Ivan"

A frase “a melhor hora de procurar emprego é quando se está empregado” é muito utilizada. No entanto, Ivan ressalta que os headhunters aprofundam suas análises e prestam atenção nos porquês da mudança.

“Somos habituados a buscar os melhores talentos nas melhores empresas. No entanto não desprezamos uma indicação ou um candidato interessante que se apresente por conta própria. O mercado é muito grande e dinâmico e é impossível conhecer todo mundo. Por isso é legítimo prospectar”, afirma o head hunter.

É importante que o profissional passe uma imagem positiva desde o primeiro contato. Veja algumas sugestões de como fazer a aproximação de uma maneira elegante:

Ética
Jamais envie currículos e faça contatos visando entrevistas utilizando recursos da empresa. Use sempre seu e-mail pessoal e seu celular, de preferência em intervalos, horário de almoço ou depois do expediente. Saiba que a maioria das corporações monitora as contas de e-mail e isso é legalmente aceitável

Discrição
Não comente com ninguém que está buscando outras oportunidades. Trate disso com total confidencialidade.

Critério
Ao enviar seu currículo e carta de apresentação a uma consultoria, certifique-se da seriedade e do método de trabalho. Infelizmente existem vários casos de currículos enviados ao atual empregador.

Respeito a horários
Busque marcar entrevistas sempre fora do horário do expediente. Consultores e head hunters entendem o porque dessa escolha. Nunca deixe de comparecer a uma entrevista sem avisar com bastante antecedência e contemple possíveis imprevistos evitando assim atrasos.

Cuidados extras
Pela pressão dos compromissos corporativos, conversas com possíveis empregadores ou headhunters podem acontecer em almoços ou jantares em restaurantes. A chance de ser visto por um colega ou conhecido existe, e aí a confidencialidade do processo fica comprometida. Fique atento e procure um lugar discreto e afastado do seu cotidiano.

0 comentários:

Postar um comentário