terça-feira, 25 de outubro de 2011

Respeito







Se puxarmos pelo dicionário respeito seria simplesmente um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.). Eu disse simplesmente por que na pratica é muito mais difícil.
Veja quão é difícil aceitar uma opinião que vai contra tudo aquilo que você sempre defendeu. Bom se conseguirdes aceitar isso numa boa você já exerceu o respeito.
Seria mais ou menos isso. Saber ouvir, saber falar somente quando for convidado.
Difícil não é?
Mas tudo que nos exige são difíceis ou no mínimo chato de fazer.
Desde que o mundo é mundo é assim que funciona para haver uma harmonia e quando esse respeito não é ofertado causa reações.
Uma pessoa não respeita a outra – causa a reação de raiva, de revolta ou no mínimo um olhar atravessado.
Você pega como um excelente exemplo homem x natureza... Essa guerra é antiga que por milhares de anos o homem (o desrespeitador) vem pensando ter vencido a natureza (a desrespeitada). Neste caso voltamos à parte que falamos da ação e reação.
Furacões, tsunamis, enchentes, vulcões em ebulição, secas. Bom, essas são algumas causas da revolta natural pela nossa falta de respeito perante o que já estava ali muito antes da nossa chegada.
E com o ser humano não é diferente, vivemos cercados de deveres de direitos... O respeito imagino que seja o único presente nos dois, temos o dever de respeitar e o direito de ser respeitado. Precisamos entender que o nosso direito acaba quando começa o do próximo.
Ter auto critica é sinônimo de respeito a você e às pessoas que fazem parte da sua caminhada sejam elas amigas ou não.
Ter bom senso é sinal de respeito.
 Saber reconhecer o seu lugar é sinal de respeito.
Tudo isso feito como diz o figurino se evita guerra, ódio ou pelo menos evita um mal estar entre humanos x humanos – humanos x natureza.
O lance é seguinte é cada um na sua, ninguém tem nada haver com a vida de ninguém... A não ser, se lhe for permitido isso pelo dono da vida em questão.
Respeite sempre e seja o causador de um mundo melhor!
                                                                        Junior Corrêa

0 comentários:

Postar um comentário