segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dilma está com foco de pneumonia, diz médico

Presidente teve gripe no começo da semana e houve piora, disse médico.
Dilma foi medicada, fez exames de rotina e foi liberada.

 

A presidente Dilma Rousseff foi diagnosticada com um foco de pneumonia no pulmão esquerdo, segundo o seu médico Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês.
“É um quadro inicial de pneumonia”, disse o médico. “É um quadro comum, rotineiro. Um quadro gripal que foi piorando e foi detectado um foco pneumônico”.
Segundo Kalil Filho, a presidente passou por exames na noite de sábado e nem chegou a ser internada. Neste domingo, ela retornou ao hospital para uma reavaliação e saiu por volta das 16h.
De acordo com o médico, Dilma está descansando em um hotel e seu retorno a Brasília está previsto para esta segunda-feira.
A presidente está sendo medicada com antibióticos e, segundo o médico, o quadro de saúde é estável. O médico explicou que Dilma já tinha uma avaliação clínica rotineira marcada para a próxima sexta-feira e que, em função do quadro de gripe e febre, foi decidida uma antecipação.

No Sírio-Libanês, a presidente passou por tomografias e exame de sangue. “Foi feita uma avaliação clínica geral, o único problema é a pneumonia”, explicou Kalil Filho.
Pneumonia foi detectada na quinta-feira
Segundo o médio, Dilma já vinha apresentando uma quadro de gripe há cerca de 10 dias e o diagnóstico de pneumonia foi feito na quinta-feira em Brasília, através de uma radiografia de tórax, e o tratamento com antibióticos começou imediatamente.
“Os exames estão todos bons, exceto o diagnóstico de pneumonia”, disse Kalil Filho. “Ela é uma pessoa saudável”.
Ele disse ainda que a pneumonia “não teve relação nenhuma” com a vacina antigripe tomada por Dilma na segunda-feira. “Foi coincidência”, afirmou. Segundo ele, a presidente não havia tido pneumonia antes.
Nesta segunda-feira, o médico deve fazer uma nova avaliação mas, de acordo com Kalil Filho, Dilma não precisará retornar ao hospital. “Ela deverá ir para Brasília amanhã e talvez retorne as atividades com mais calma durante a semana, na terça-feira ou na quarta-feira, depende muito dela”.
Compromissos na segunda
A agenda oficial da presidente divulgada na sexta-feira (29) informava que ela passaria o final de semana em Brasília, sem compromissos oficiais.
Para esta segunda, a presidente só tem dois compromissos na agenda: com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, às 11h, e com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, as 15h.
Na última sexta, a Presidência já havia confirmado que Dilma não participaria das comemorações do Dia do Trabalhador organizadas pela Força Sindical e de outra promovida pela CUT.
Boletim
Veja íntegra do boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês:
"A presidenta Dilma Rousseff há alguns dias iniciou quadro gripal e, como estava prevista avaliação clínica rotineira para a próxima sexta-feira, a mesma foi antecipada para este final de semana, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A presidenta foi submetida a uma série de exames, incluindo tomografias, e detectou-se um foco de pneumonia.
A presidenta recebeu antibióticos e continuará sendo acompanhada pela equipe médica.
As equipes médicas que a acompanham são coordenadas pelos Profes. Drs. Roberto Kalil Filho, David Uip, Yanna Novis, Paulo Hoff, Raul Cutait, Carlos Carvalho e Milberto Scaff."

0 comentários:

Postar um comentário