terça-feira, 24 de maio de 2011

Gilberto Silva: 'É um grande desafio vestir a camisa do Grêmio'

Aos 34 anos, volante "cascudo" chega na próxima semana para assinar com o Tricolor até o fim de 2012

Por clicRBS e Zero Hora Porto Alegre
gilberto silva panathinaikos (Foto: agência Reuters) 
Gilberto Silva em ação pelo Panathinaikos
(Foto: agência Reuters)
Os 34 anos e as três Copas do Mundo na bagagem não diminuem a motivação de Gilberto Silva, novo reforço do Grêmio para o Brasileirão confirmado na tarde desta segunda-feira. Em entrevista ao clicEsportes, o volante do Panathinaikos deixa transparecer uma ansiedade digna de um garoto por essa nova fase na sua carreira. Definindo-se bem fisicamente, o jogador não vê a hora de chegar ao Olímpico na semana que vem e assinar o contrato.
Ciente do momento de intranquilidade que ronda o Olímpico, assume a sua vocação para a liderança e espera passar sua experiência aos mais jovens, que não são poucos no grupo tricolor. Voltar ao Brasil significa também estar mais perto dos familiares de Minas Gerais. Assim, unindo o útil ao agradável, Gilberto se mostra, acima de tudo, um sujeito realizado com a negociação.
O volante revela que desde o início do ano o Grêmio tenta contratá-lo:
- Em janeiro eu apresentei a situação à direção do Panathinaikos, mas não houve a liberação, porque o clube tinha planos para mim e objetivos nos campeonatos. Agora, as coisas aconteceram muito rápido. O Grêmio voltou a fazer contato na semana passada, tudo caminhou bem e fizemos o acerto.
Apesar de estar perto de completar 35 anos, Gilberto Silva não quer falar sobre encerramento da carreira no clube gaúcho:
- Prefiro pensar passo a passo, num objetivo por vez. Antes não pensava que seria possível chegar a um bom nível com essa idade. Mas, ao fim da temporada passada, vi que tinha condições de jogar bem. E terminei essa temporada agora de forma fantástica (fez inclusive um gol no último jogo do Panathinaikos).
Ele demonstra muita motivação para jogar logo, mas isso não será possível ainda por causa da janela de transferências:
- Vou chegar ao Brasil na semana que vem e me preparar para a maratona do Brasileirão. Estou doido para chegar aí, mas ainda tenho compromissos aqui na Grécia. No Brasil, vou ver quando poderei atuar, se só em agosto por causa da janela. Talvez dê tempo para um breve descanso, já que estou há um ano jogando direto.
Hoje meu telefone não parou de tocar após a confirmação do negócio. Nem consegui ler todo o meu twitter (GilbertoSilva15), estava impossível, de tanta mensagem de apoio"
Gilberto Silva
Para Gilberto Silva, o fato de o Grêmio passar por momentos conturbados não o assusta. Ele afirma que todo grande clube sofre a pressão por títulos e prefere ver a situação com otimismo.
- Para mim, vestir a camisa do Grêmio é um grande desafio, vejo de forma positiva. Hoje meu telefone não parou de tocar após a confirmação do negócio. Nem consegui ler todo o meu twitter (GilbertoSilva15), estava impossível, de tanta mensagem de apoio. É legal você ter essa aceitação mesmo antes de chegar - afirmou.
O técnico Renato Gaúcho afirmou que o time tricolor precisa de jogadores "cascudos", experientes como ele, e Gilberto Silva chegará ao Grêmio com a responsabilidade de comandar os garotos do Olímpico.
- É legal chegar como uma referência. Espero contribuir bastante dentro e fora de campo. Transferir toda a minha experiência aos mais jovens. Estou super-ansioso. Tem tudo para dar certo - disse.
Apesar de ter contribuído para o penatacampeonato mundial da Seleção Brasileira, em 2002, e de jogar por quase dez anos na Europa, o volante diz ainda ter muita motivação para jogar:
- Começa agora um novo ciclo para mim. Eu me motivo por esse novo desafio, de jogar no Grêmio, de voltar ao Brasil, de ficar perto da minha família (em Lagoa da Prata, MG). Os títulos que conquistei ficaram para trás. O mais importante vai ser o próximo título que eu vou conquistar.
E ele se mostrou bem informado sobre o Grêmio:
- Conheço bem o Gabriel, que jogou comigo aqui na Grécia. Já joguei contra o Rochemback e também convivi com o Victor na Seleção. Acima de tudo, conheço a história do Grêmio. Em janeiro, quando eu estava perto do Olímpico, o Gabriel me ligava todo o dia, falando bem do Grêmio. Aí, ele teve a sequência de jogos que estava procurando. O Paulo Paixão (ex-preparador físico da Seleção e do Grêmio) também me falou maravilhas do clube.
O respaldo de Dunga para a sua contratação deixou o volante muito feliz:
- Tenho um carinho grande por ele. O Dunga aguentou muita pressão por minha causa e procurei retribuir da melhor maneira possível. Agora, morando na cidade dele, espero poder encontrá-lo. Tenho uma admiração imensa.

0 comentários:

Postar um comentário